PARTE UM- Antes Do Talibã

 Malala nasceu num lugar aonde rifles são disparados em comemoração a um filho,ao passo que as filhas são escondidas atrás das cortinas,sendo seu papel na vida apenas fazer comida e procriar. O seu nascimento ocorreu durante a madrugada, e como o seu pai não tinha dinheiro seu parto foi realizado por uma amiga da família e ao contrario do nascimento do seu irmão, Malala vaio ao mundo dando pontapés e chorando.
Malala era filha de um pastor de Malwand, pequena cidade de planícies empoeiradas a oeste de Kandahar. Quando tinha dezessete anos,seu pai e seu noivo se juntaram às forças que lutavam para pôr fim à ocupação britânica. Malala foi para o campo de batalha com outras mulheres da aldeia,para cuidar dos feridos e levar-lhes água.Então viu que os afegãos estavam perdendo a luta e quando o porta-bandeira caiu,ergueu no ar seu véu branco e marchou no campo diante das tropas.
Mingora,é o maior município do vale- a única cidade da região. Em todos os tempos era um lugar pequeno,mas muita gente acabou se mudando para lá,vinda das vilas das redondezas. Então Mingora se tornou populosa e suja.Foram construídos hotéis, universidades, um campo de golfe e um mercado famoso,onde se podem comprar nossas tradicionais rendas,pedras preciosas e tudo o que se possa imaginar.
Nos tempos antigos o Swat era um reino budista.Os budistas chegaram no seculo II,e seus monarcas governaram por mais de quinhentos anos.Exploradores chineses relataram que havia 1,4 mil monastérios budistas às margens do rio Swat. O som mágico de seus sinos ressoavam pelo vale.Os templos se foram há muitos tempo,mas em quase todos os lugares do Swat, entre prímulas e flores silvestres, é possível encontrar seus vestígios.
Os pais de Malala vinham de aldeias vizinhas, em um vale remoto de região de Shangia,no norte do Swat,e se viam quando seu pai ia estudar na casa do tio dele,que era ao lado da casa da tia de sua mãe. Eles viram o suficiente um do outro para saber que se gostavam.Mas para os pachtuns é u, tabu dizer esse tipo de coisa.Então seu pai lhe mandava poemas-que sua mãe não sabia ler.Como seus pais não se davam o pai de Malala foi insistente e então se casaram e não foi um casamento arranjado.  




Nome: Júlia Turma:NB1

Comentários