HISTÓRIA DO PAQUISTÃO E MALALA

 


Malala Yousafzai ficou internacionalmente conhecida por seu ativismo em defesa do direito das mulheres à educação. Foi vítima de um atentado do Talibã e sobreviveu.


Poucas figuras são tão emblemáticas na luta das mulheres pelo direito à educação quanto Malala Yousafzai. Em 2012, aos 15 anos, a jovem foi baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola. Seu crime foi se posicionar contra o regime que proibia mulheres de estudarem no Paquistão.

Conheça sua história:

1. Sonho de estudar
Nascida no dia 12 de julho de 1997 na região do vale do Swat, nordeste do Paquistão, Malala cresceu em uma família que geria escolas na região. O pai, Ziauddin Yousafzai, fez questão de proporcionar à filha todas as oportunidades que um homem teria — inclusive estudar. Quando tinha 11 anos, porém, em 2008, o regime Talibã tomou controle da cidade onde a família Yousafzai morava. Entre as várias medidas proibitivas determinadas estava a proibição de garotas frequentarem a escola.


                                                paquistão

O governo britânico passou a exercer o controle direto da Índia a partir da revolta dos sipais, de 1857, quando revogou as prerrogativas de que gozava, desde 1756, a Companhia das Índias Orientais. O Partido do Congresso foi criado em 1885 com o propósito de representar a imensa maioria hindu do subcontinente indiano; em reação, a Liga Muçulmana (All-India Muslim League) foi instituída em 1906 para preservar os interesses daquela minoria. Apesar do crescente número de conversões ao islã, os muçulmanos ressentiam-se da posição dominante dos hindus na indústria, no comércio, na educação e no setor público. Quando o Congresso e a Liga se decidiram, ambos, pela independência, não lograram acordar uma fórmula que permitisse a proteção dos direitos políticos, econômicos e religiosos dos muçulmanos.

A origem do nome Paquistão é motivo de debate. Para alguns, significa "o país dos puros" (pak, "puro"; stan, "terra, país") em urdu.[2] Para outros, proviria de um acrônimo para os territórios de população muçulmana no sul da Ásia, criado por Choudhary Rahmat Ali, nacionalista muçulmano e estudante de Cambridge, divulgado pela primeira vez em 28 de janeiro de 1933: P de Punjabe; A para as terras afegãs; K de Kashmere (Caxemira); S de Sind; e tan de Baluchistan (Baluchistão).


A história do Paquistão, enquanto país, inicia-se em 1947, na sequência da retirada do Reino Unido da região. Foi um processo conturbado que resultou da antiga colónia em duas nações distintas, a Índia e o Paquistão.A Bandeira do Paquistão foi oficialmente adoptada a 11 de Agosto de 1947.


vanessa da silva lins turma c5.




Comentários