Malala tinha apenas dez anos de idade quando o Talibã chegou ao vale. Muitos já devem ter visto o modo como os Talibãs aparentam, ou seja, os seus modos de vestir e sua aparência desgrenhada, agora imagina este povo todo chegar onde você mora ditando leis e dizendo o que é certo e errado, doa a quem doer isto passaria a ser regra, pois é parece uma realidade totalmente distante, de outro século, mas infelizmente não é.
O Talibã usou os meios de comunicação, principalmente o rádio, para "pregar'' informações distorcidas do alcorão, dos quais seus porta vozes eram: ''Fazal Hayat (1974-14 de junho de 2018), mais conhecido por seu pseudônimo Fazlullah um militante islâmico que serviu como o líder do Tehreek-e-Nafaz -e-Shariat-e-Mohammadi, uma organização que visa impor a sua interpretação da Xaria no Paquistão, e foi o líder do Talibã no Vale do Swat.'' E ''Shah Dauran ou Maulana Shah Dauran era um militante de Swat e deputado de Fazlullah (líder militante) , chefe do Tehreek-e-Taliban em Swat. Ele era um dos militantes mais procurados e o assessor mais próximo do chefe do Talibã do Swat, Maulana Fazlullah. como Ele era conhecido por suas opiniões agressivas contra os oponentes. Em suas pregações, ambos alertavam as pessoas para que parassem de ouvir música, de assistir a filmes e de dançar. Atos pecaminosos como esse, vociferava Fazlullah, haviam causado o terremoto, e, se as pessoas não parassem com esses atos, provocariam novamente a cólera de Deus. Os mulás quase sempre interpretavam de forma errônea o Corão e o Hadith quando os ensinam no Paquistão, onde poucos entendiam a língua árabe. Fazlullah, explorava essa ignorância.
A Mulá fazia piadas sobre o Exército. Fazlullah acusava os funcionários do governo paquistanês de infiéis e dizia que se opunham a volta da leis islâmica. declarava que se eles não implementassem, seus homens iriam ''impô-la e estraçalhá- los''. Um de seus temas preferidos era o injusto sistema feudal dos Khans. Os pobres ficavam felizes ao ver os Khans receberem críticas. Consideram Fazlullah uma especie de Robin Hood e acreditavam que, quando ele tomasse o poder, daria as terras dos Khans para quem não tinha nada. Alguns Khans fugiram. O pai de Malala era contra os Khans, mas dizia que os Talibãs eram piores.
Para os Talibãs as mulheres devem cumprir suas responsabilidades dentro de casa. Só podem sair de casa em casos de extrema necessidade, e cobertas com um véu. Em algumas ocasiões seus homens exibiam roupas extravagantes que, que afirmavam, ter tirado de ''mulheres decadentes'' para envergonhá-las. Esse era o começo das imposições do Talibã a respeito do modo como as mulheres deveriam viver.
Fazlullah agora falava contra os administradores dos estabelecimento de ensino e a parabenizar as garotas que deixavam de estudar, citando seus nomes. Mariazinha deixou de ir a escola. ''Eu a parabenizo''. As meninas que continuavam estudando, eram chamadas de búfalos e ovelhas. Malala foi perguntar para o seu pai a respeito de não querem que as meninas estudem, sua resposta foi, ''eles têm medo da instrução''.
Já não bastava a proibição das meninas terem acesso a educação, também era proibido a vacinação, pois segundo Fazlullah e seus homens, a vacinação era uma conspiração americana para esterilizar os muçulmanos e assim acabar com o Swat.
Fazlullah líder talibã. |
Esta é a Malala Yousafzai. |
REFERÊNCIAS
''(https://pt.wikipedia.org/wiki/Fazal_Hayat#:~:text=Fazal%20Hayat%20(1974%2D14%20de,Talib%C3%A3%20no%20Vale%20do%20Suat.)
NOME: Nicoli
TURMA: NB1
Comentários
Postar um comentário