TALIBÃ E MALALA

                                                         O TALIBÃ E A MALALA 


      O talibã é uma organização fundamentalista sunita que surgiu no Afeganistão, em 1994, durante a Guerra Civil Afegã. Esse grupo se originou no interior dos mujahidin, grupos rebeldes fundamentalistas que foram financiados pelos Estados Unidos na luta contra os soviéticos durante a Guerra do Afeganistão de 1979. O Talibã governou o país de 1996 a 2001, cometendo inúmeras violações aos Direitos Humanos.

     O talibã surgiu em 1994, foi formado por estudantes que faziam parte de escolas religiosas afegãs e eram liderados por Mohammad Omar.

Foi derrubado do poder pelos Estados Unidos por dar abrigo para a Al-Qaeda e a Omar Bin Laden. Retomou o poder do Afeganistão em 2021, com a retirada das tropas norte-americanas  do país asiático. 

                                              


                                                         O TALIBà

        O talibã originou-se no interior da população pachto, a etnia majoritária que habita o Afeganistão, país localizado na Ásia central. A origem está relacionada com jovens pachtos que frequentavam escolas religiosas, as madrasas.

       Inclusive, o termo ''talibã'' na língua pachto significa ''estudantes'', uma vez que foram esses estudantes vinculados a escolas religiosas e que possuíam uma visão extremamente conservadora do islamismo que deram origem á organização fundamentalista. O objetivo desse grupo era o de governar o Afeganistão, garantindo paz e segurança para o país, além de impor a lei Islâmica, conhecida como Sharia. 



                                             COMO SURGIU O TALIBÃ?

        O surgimento do Talibã está relacionado diretamente  com a guerra do Afeganistão de 1979, também conhecida como Guerra Afegã-Soviética. Essa guerra foi resultado da crise política que o Afeganistão viveu na década de 1970 e pela acensão do Partido Democrático do Povo do Afeganistão ao poder do país em 1978.


                                          GUERRA DO AFEGANISTÃO DE 1979 

        Em 1973, a monarquia afega foi derrubada por um golpe que deu início ao período republicano no Afeganistão, sendo o poder do país entregue ao líder do golpe, Mohammad Daoud. Na década de 1970 , a sociedade afegã estava dividida entre um grupo secular, que pretendia fazer reformas e uma modernização do país, e grupos tradicionais, ligados ao islamismo e que não desejavam reformas modernizantes.

        Mohammad Daoud procurou sustentar-se no poder por meio de alianças diplomáticas com a Arábia Saudita e o Irã, o que não agradava aos socialistas, grupo que estava se fortalecendo no Afeganistão e que desejava realizar as reformas seculares e modernizantes no país Esses socialistas se reuniam no PDPA e contavam  com grande apoio soviéticos. 

      O fortalecimento do PDPA fez com que esse grupo organizasse um golpe, com apoio dos militares e dos soviéticos. Esse golpe aconteceu em 1978 e ficou conhecido como Revolução Saur. Os socialistas no poder do país formaram a República Democrática do Afeganistão e deram início a um extenso programa de reformas modernizantes.

                                      


Pamela   NB 

Comentários